
Entrevista: empresa inova com programa que previne impactos da natureza na economia
Eliminar incertezas relacionadas ao impacto da natureza na economia é o sonho de várias empresas e governos, sonho esse que se torna cada vez mais real com a era da informação. E no que depender da i4sea esse tipo de ferramenta já está batendo em nossa porta.
Nessa entrevista iremos abordar uma parceria de sucesso que resultou numa ferramenta para melhorar a tomada de decisões a partir de diagnosticos e previsões relacionadas a natureza. A parceria de que estamos falando é entre Alex Santos (CEO da Makerplanet) e Bruno Balbi (Co-fundador da i4sea).
A entrevista começa abaixo.
Usesoft - Nos fale mais sobre você e sua empresa.
Alex - Alex Santos, CEO da makerplanet, atualmente responsável pelo setor Técnico e Comercial da empresa. Tem o papel chave de alavancar novas parcerias e estratégia de execução de projetos com viés de inovação. Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas na Unijorge.
A makerplanet é uma empresa baiana, sediada no parque tecnológico da Bahia, com experiência de 10 anos na área de tecnologia da informação. Composta por equipe especializada e comprometida com a solução final do cliente. Nos últimos 2 anos capturou cerca de 1 milhão de reais de investimentos, nos programas FAPESB, destinados a fomento de inovação.
Bruno - Bruno Balbi, Co-fundador da i4sea, lidera os setores Comercial e Administrativo da empresa. Tem papel chave na captação de investidores e na construção das estratégias de comercialização dos produtos.Oceanógrafo e especialista em gestão costeira, pela Universidade Federal da Bahia, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
A i4sea é uma empresa formada por oceanógrafos, com um propósito bem claro: eliminar incertezas relacionadas ao impacto da natureza na economia. A empresa criou o i4cast®: sistema inteligente de suporte à tomada de decisão, capaz de diagnosticar e prever as influências das condições de mar e tempo sobre as operações de cada navio.
Usesoft - Como surgiu a ideia da aplicação?
Bruno - Percebemos uma demanda de dados de qualidade no setor portuário em tempo real e previsto para apoiar a tomada de decisão com o intuito de aumentar a eficiência e segurança das operações. Com isto em mente, utilizamos o know-how da nossa equipe para desenvolver o i4cast, utilização da ferramenta de modelagem numérica para avaliação da dinâmica do oceano.

Usesoft - Como foi o processo de desenvolvimento (equipe envolvida, problemas a resolver, etc)?
Alex - No início, tínhamos uma equipe bastante reduzida comparada com o tamanho do desafio que estava em nossa frente, porém isto nos estimulou fazer mais com menos. O desafio tecnológico está no processamento de uma massa enorme de dados, e transformar isto em informação estratégica para tomada de decisão operacional nas manobras do navio no porto, levando em consideração os fatores ambientais previstos pela plataforma, monitoramento local no mar em constante comunicação com a tecnologia e as características dos navios durante a operação.
Bruno - Com o apoio da makerplanet, criamos uma plataforma de acordo com as necessidades dos terminais, tendo em mente sempre a melhoria da experiência do usuário. Por conta desse dinamismo na construção da plataforma, atualmente temos uma aplicação muito mais adequada e eficiente para o uso da nossa plataforma no dia a dia dos nossos clientes.
Usesoft - Quais foram as inovações trazidas pela aplicação?
Alex - A plataforma informa em tempo real qual a janela de tempo o navio pode operar com segurança em um determinado berço de um porto marítimo, levando em consideração os intemperes naturais particulares de cada porto para cada navio, como por exemplo: Calado dinâmico do navio, corrente, altura de ondas e maré, rajadas de vento, entre outros.
Utilizando técnica de Big Data, é realizado classificação dos dados para validação dos dados previstos com os dados medidos, através de equipamentos instalados no mar nas proximidades do porto, dando para o usuário portuário a porcentagem de acerto, em tempo real, naquele local. No futuro bem próximo, iremos adicionar inteligência artificial na nossa plataforma, onde a mesma tornará mais proativa em suas análises para tomada de decisão do porto.
Meios para contato:
Alex Santos
alex@makerplanet.com
(71) 3367-4787
Bruno Balbi
bruno@i4sea.com