
Sua empresa conduz ou é conduzida?
Conduzir uma empresa é tomar decisões baseadas em dados confiáveis, organizados e atualizados, enquanto que ser conduzido é ser jogado pra lá e pra cá por dados fragmentados, desatualizados ou pior: por dado nenhum.
Embora a digitalização dos negócios já seja um processo bastante difundido, são poucas as empresas que usam a seu favor essa imensa quantidade de dados que elas mesmas geram.
A gestão empresarial baseada em dados não é um luxo a qual apenas empresas de grande porte tem acesso, é uma solução acessível a várias empresas de pequeno e médio porte que querem crescer de maneira previsível, estável e eficiente.
O que é gestão orientada a dados?
Derivado do termo em ingês Data-Driven Management (ou DDM), a gestão orientada por dados é uma abordagem que foca no uso de dados concretos para fundamentar tomadas de decisões em organizações.
Ao invés de confiar apenas em intuições ou palpites, as empresas organizam e analizam os próprios dados para entender o que já funciona bem e o que pode ser melhorado:
- A empresa acumula dados gerados através de suas atividades (vendas, contas a pagar/receber, emissao de notas, cadastro de produtos, cadastro de clientes e fornecedores etc).
- Os dados são selecionados, organizados e analisados de acordo com o que a empresa quer entender melhor.
- A análise lança luz sobre aspectos mal compreendidos da empresa, ajuda a identificar gargalos, ineficiências e oportunidades de negócio.
- As ineficiências e oportunidades identificadas pela análise dos dados ajudam os gestores a tomarem decisões para melhorar operações, reduzir custos e ampliar vendas.
Toda empresa produz uma vasta quantidade de dados, sejam as operações comerciais, administrativas, logísticas ou industriais. A gestão orientada a dados busca usar esses dados nas tomadas de decisão da empresa e aumentar seu entendimento sobre seus próprios produtos, serviços, processos, clientes, recursos e potencialidades.
Porque essa abordagem é vantajosa para empresas?
Como disse William Edwards Deming: "Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia".
A gestão orientada a dados é uma mentalidade administrativa baseada em evidências, ou seja, as análises e decisões são baseadas em dados concretos ao invés de suposições e achismos. Os dados que já são gerados naturalmente por um negócio são transformados num ativo empresarial de alto valor agregado e aumentam as possibilidades de crescimento da empresa.
1. Aumento de vendas e da fidelidade dos clientes
Ao analisar dados de clientes, as empresas podem personalizar seus serviços e produtos para atender melhor às necessidades e expectativas dos consumidores, aumentando a satisfação e a fidelidade dos clientes.
2. Redução de custos
A análise de dados financeiros permite a identificação de desperdícios e prejuízos, sem que nenhum custo passe despercebido.
3. Melhoria da eficiência operacional
Através da análise de dados, as empresas podem identificar áreas de ineficiência e implementar melhorias. Isso pode resultar em processos mais ágeis e custos operacionais reduzidos.
4. Aumento da capacidade de adaptação
Empresas que utilizam dados para orientar suas estratégias tendem a ser mais adaptáveis e inovadoras, permitindo-lhes responder rapidamente às mudanças do mercado e superar a concorrência.
5. Identificação de Novas Oportunidades
A análise de dos dados pode revelar padrões e tendências que não seriam perceptíveis de outra forma, permitindo às empresas identificar novas oportunidades de mercado.
6. Mitigação de Riscos
A análise de dados ajuda a identificar riscos potenciais de maneira antecipada, permitindo que as empresas tomem medidas preventivas para evitar prejuízos.
Conclusão
Os dados já estão na empresa, armazenados em formato de planilhas/documentos eletrônicos e sistemas diversos, mas é necessário que os gestores tomem posse desses dados organizando-os e usando-os em análises constantes de performance.
Dados são o petróleo do mundo digital, e sua análise uma fonte inesgotável de novas possibilidades e oportunidades de negócio.
Com as ferramentas certas, as empresas podem transformar dados brutos em eficiência operacional, aumento de vendas e redução de custos.